Audição

Como ouvimos e sentimos sons

Dentro do esquema:

1. interface ou pontas sensoriais;
2. link de condução do interface até o cérebro,
3. cérebro físico e, mais importante,
4. como o cérebro envolvido "processa" o estímulo, baseado
5. no que foi aprendido, está armazenado, é gerenciado e a
6. Idiossincrasia do portador do conjunto todo.

 

O ouvido é um órgão da audição e do equilíbrio. Consiste de três partes: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno ou cóclea. O ouvido externo e o médio praticamente só coletam e transmitem som. O ouvido interno analisa as ondas sonoras e contem um dispositivo, formado por canais semicirculares, o sáculo e o utrículo, que são responsáveis por manter o corpo equilibrado. O ouvido externo é a parte visível e é feito de cartilagem ondulada coberta por pele. Ele leva até o canal auditivo que tem quase três centímetros de extensão e é fechado no extremo interno pelo tímpano. Este canal auditivo é revestido internamente por um tecido rico em células secretoras de cera, que retém partículas de poeira e microrganismos. O tímpano é um canal estreito e cheio de ar. Em seu interior existem três "ossículos" ou ossos bem pequenos, chamados de martelo, bigorna e estribo, alinhados do tímpano ao ouvido externo.Estes ossos são os menores que existem no corpo humano. Esta estrutura capta as vibrações sonoras, que consistem em vibrar em resposta à mudanças na pressão do ar que constitui o som.
O ouvido médio possui uma comunicação com a garganta através de um canal flexível (a Trompa de Eustáquio), que equilibra as pressões do ouvido e do meio externo. A cóclea é a parte do ouvido interno responsável pela audição.
É um longo tubo cônico, enrolado como a concha de um caracol. No interior da cóclea há uma estrutura complexa (órgão de Corti), responsável pela captação dos estímulos produzidos pelas ondas sonoras, localizada na parede externa da cóclea (membrana basilar)
A base do estribo preenche a janela oval que leva até o ouvido interno ou cóclea.
Esta estrutura complexa é muito delicada e fica dentro do crânio. Consiste de uma serie de passagens que se enrolam dentro da concha que parece um caracol e é chamado de labirinto.

Como ouvimos, ou melhor como funciona a interface:

A orelha capta os sons e os direciona para o canal auditivo, que faz vibrar e é transmitida ao tímpano. A membrana timpânica vibra, movendo o osso martelo, que faz vibrar o osso bigorna que, por sua vez, faz vibrar o osso estribo, onde sua base se conecta a uma região da membrana da cóclea (a janela oval), que faz vibrar, comunicando a vibração ao líquido coclear. O movimento desse líquido faz vibrar a membrana basilar e as células sensoriais. Os pêlos dessas células, ao encostar na membrana tectórica, geram impulsos nervosos que são transmitidos pelo nervo auditivo ao centro de audição do córtex cerebral.

Ver a animação em: http://www.innerbody.com/anim/ear.html

2 - Link de condução da interface até o cérebro ou como os impulsos nervosos que são transmitidos pelo nervo auditivo ao centro de audição do córtex cerebral.

ou, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia chama:

Fisiologia Coclear

A fisiologia do aparelho auditivo é um tema tão amplo que, para uma atualização como a que pretendemos fazer, necessariamente devemos limitar os assuntos a serem discutidos. Por isso, omitiremos tudo o que se relaciona com a fisiologia do ouvido externo e do médio; para considerarmos somente os três pontos seguintes: a) a mecânica da cóclea; b) a eletrofisiologia da cóclea e c) a neurofisiologia das vias auditivas.

Que pode ser visto no link acima.

4 - Como o cérebro "processa" o estímulo

Na verdade, o cérebro não processa apenas o que chega pelo ouvido, ou a visão. O cérebro associa a visão e o ouvido com todos os outros elementos que chegam pelos 5 sentidos e então criamos uma imagem dentro do cérebro e a associamos com alguma coisa.

Embora nós tenhamos cinco sentidos fundamentais, ou seja: audição, olfato, paladar, tato e visão, que nos permitem nosso relacionamento com o ambiente e com êle nosso corpo (ou nosso cérebro?) percebe o que está ao nosso redor, a audição e a visão são os sistemas de percepção mais significativos na construção da nossa idéia sobre a realidade.

Tanto que existem culturas orais e as alfabéticas, que básicamente são efeitos disto.

5. no que foi aprendido, está armazenado, é gerenciado e a
6. Idiossincrasia do portador do conjunto todo.

Veja como funciona a visão.

Se veio de lá veja como funciona a percepção